Manifesto pelo Respeito nas Redes

Um grupo de 27 pesquisadores e consultores da área da Comunicação, com atuação em vários estados brasileiros, lança nesta semana o Movimento #Respeitonasredes – por mais diálogo e menos cancelamentos

O Movimento tem início com um Manifesto, redigido de forma colaborativa, que traz uma reflexão sobre o momento que vivemos, a cultura do cancelamento e suas consequências. Alerta para o papel da sociedade, empresas, organizações, influenciadores, imprensa e instituições de ensino para o incentivo ao uso responsável das redes e promoção de uma cultura voltada ao diálogo. 

A iniciativa surgiu a partir da percepção deste grupo em relação aos excessos cometidos em algumas situações, levando a uma emoção coletiva nas redes, que acaba destruindo reputações. O documento pondera que, “marcas, empresas, organizações e pessoas são julgadas, condenadas e executadas pelo tribunal das redes sociais da internet”. E conclui que na cultura do cancelamento – exclusão sumária de quem, aos olhos e julgamento das redes, cometeu erros – passaremos a ver cada vez mais vozes sendo caladas pelo medo de perder trabalho, espaço ou sofrer ataques mais graves, que ultrapassam a barreira do digital e passam a ser um inimigo real, também fora da internet. 

Os comentários estão encerrados.

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: