Por mais diálogo e menos cancelamentos

A abundância e o acesso à informação são pontos positivos em uma sociedade aberta, democrática e disposta a promover a boa convivência social. A vitória da comunicação clara, transparente e intensiva sobre o obscurantismo, a omissão e a manipulação deve ser permanentemente celebrada, sempre que alcançada. E esse é o lado bom das trocas e diálogos que estabelecemos com a presença das redes sociais em nosso cotidiano.

Se antes éramos parte de um sistema que recebia informações prontas e em grande escala, atualmente temos um processo em que a construção das narrativas pode ser individual ou em pequenos grupos. Entretanto, o uso das novas formas de comunicação ainda requer aprendizado. Estamos nos familiarizando com a condição de termos vez e voz, de ver nossas opiniões circulando no espaço público sem a intervenção de um mediador que tenha o poder econômico ou o poder do conhecimento. 

O empoderamento ocorre porque todos os dispositivos tecnológicos têm como centro os seus usuários. É a lógica da mídia – ou a midiatização – que chega na rotina da sociedade, mesmo que ela não tenha o extraordinário espetáculo da notícia ou da novidade em suas mãos.  

Como profissionais imersos neste ambiente que constrói, gerencia, protege e recupera reputações de marcas, organizações e pessoas públicas, precisamos nos posicionar diante destes novos riscos e alertar sobre alguns rumos perigosos que se desenham na sociedade brasileira.

Nos preocupam o ódio e a intolerância que vêm se tornando rotina no relacionamento estabelecido nas redes sociais, produzindo destruição e adoecimento em larga escala.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: